Recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen em sua primeira visita a Teresópolis este ano, o Governador Cláudio Castro cumpriu extensa agenda nesta quarta-feira, 30/03. Como aconteceu em 2021, o município recebeu importantes obras e programas em benefício da população. Nas áreas de segurança pública e de infraestrutura viária, destaque para a inauguração da ‘Operação Segurança Presente’, a primeira da Região Serrana e base no centro da cidade, e o lançamento do programa ‘Asfalto Presente’, para recuperação de 100 km de vias urbanas e rurais no município.

“Muito legal voltar a Teresópolis trazendo cada vez mais investimentos. Teresópolis é uma das cidades mais importantes nas áreas da agricultura e do turismo e investir nessa região, além de pagar uma dívida histórica com o município após a tragédia climática de 2011, incrementa ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e turístico”, pontuou o Governador Cláudio Castro, acompanhado dos Secretários de Estado: Rodrigo Bacellar (Governo), Coronel Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), Uruan Cintra (Cidades), Max Lemos (Obras e Infraestrutura) e Vinicius Farah (Desenvolvimento Econômico).

“Esse é um dia histórico para Teresópolis. Implantamos a ‘Operação Segurança Presente’ em tempo recorde e o ‘Asfalto Presente’ chega ainda em abril. Serão mais de 60 ruas totalmente recapeadas. Estamos preparando uma nova Teresópolis, pois para ter desenvolvimento socioeconômico e turístico é necessário infraestrutura e segurança. Minha gratidão ao Governador Cláudio Castro e equipe”, agradeceu o Prefeito Vinicius Claussen, com a primeira-dama Paula Schütte Claussen, secretários e subsecretários municipais.

Autor da Lei Seca, o Deputado Federal Hugo Leal prestigiou as ações do Governo do Estado no município. “Teresópolis é uma das cidades mais seguras do Estado porque tem um Conselho de Segurança muito ativo, uma população participativa e a ‘Segurança Presente’ qualifica ainda mais esses índices. É animadora essa parceria do Governo do Estado com recursos e o Município preparado para receber obras e projetos. O Governador Cláudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen e suas equipes estão de parabéns”, assinalou.

Presente no lançamento, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Leonardo Vasconcellos agradeceu ao Governo do Estado pelos investimentos em Teresópolis. O Vereador Maurício Lopes comentou que solicitará uma base do programa do Governo do Estado para o bairro de Bonsucesso, na área rural. Também marcaram presença os vereadores Amós Laurindo, Érica Marra, Gustavo Simas, Luciano Santos, Marcia Valentim, Marcos Rangel, Paulinho Nogueira, Tenente Jaime Medeiros e Teco Despachante e o ex-deputado estadual Nilton Salomão.

Segurança Presente – Modelo de policiamento de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar, a ‘Operação Segurança Presente’ funcionará no prédio da Prefeitura na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, em substituição à Base Compartilhada da Guarda Civil Municipal e do 30º BPM. Tendo como Coordenador de Base o Capitão PM Rômulo, a unidade conta com efetivo de 16 policiais militares de plantão por dia, que atuarão das 8h às 20h. A unidade começa a funcionar com 4 motocicletas, dois veículos e uma van para as ações de abordagem e atendimento de pedestres e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É um trabalho com um conceito de prevenção e não de repressão, que envolve a sociedade por meio do Conselho de Segurança Pública e as instituições passam a ter o whatsapp dos policiais para interagir. É um modelo que tem dado certo e que sovai contribuir para que Teresópolis seja uma cidade ainda mais segura para receber o turista e, sobretudo, para dar tranquilidade para quem mora e vive aqui”, avaliou o Deputado Estadual André Corrêa.

Asfalto Presente – Com início previsto para abril, o programa ‘Asfalto Presente’ é um investimento de mais de R$ 45 milhões do Governo Estadual e prevê o recapeamento de 65 ruas, na cidade e no interior, totalizando 100 quilômetros de vias públicas asfaltadas, grande parte com asfalto quente. O termo de cooperação técnica entre Estado e Município foi assinado em fevereiro, em Teresópolis, e amplia o alcance do programa municipal ‘Asfalto Novo’, executado pela Prefeitura. Pintura e sinalização horizontal e vertical completam a ação.

Fotos: Bruno Nepomuceno