ESCOLAS REFORMADAS GARANTEM BEM-ESTAR DE ALUNOS E EDUCADORES

Compartilhar:

Desde esta sexta-feira (26), cerca de 800 alunos das escolas municipais José Alves Ferreira, em Santa Rosa, e Professora Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, na área rural, têm o prazer de estudar em ambientes reformados e reestruturados. Recuperadas pela Gestão Municipal, as unidades escolares foram entregues à população na quinta (25), pelo Prefeito Vinicius Claussen. 

“Disse aos alunos que eles são capazes de fazer qualquer coisa na vida. Basta ter bons princípios, dedicação, disciplina, respeitar as pessoas e valorizar os educadores. Fazemos a nossa parte para que Teresópolis tenha um futuro transformador e benéfico a todos”, felicitou o Prefeito. 

As solenidades de entrega contaram com a participação, além do Prefeito Vinicius Claussen, dos vereadores Pedro Gil – presidente da Câmara Municipal, e Dudu do Resgate, e dos Secretários de Educação, Rosana Mendes, e de Obras, de Fiscalização de Obras e de Serviços Públicos, Beto Calixto. 

“É muita satisfação e alegria partilhar esses momentos com a comunidade escolar. É um presente para alunos, educadores e para a educação em geral, com mais conforto e segurança para todos”, assinalou a Secretária de Educação, Rosana Mendes. 

Emoção

A solenidade de inauguração da reforma da Escola José Alves Ferreira, em Santa Rosa, no 3º Distrito, foi marcada pela emoção. Isso por conta das homenagens prestadas a Maria de Fátima Fonseca da Silva. Ela foi diretora da escola por 39 anos e faleceu em 18 de dezembro do ano passado. Implantada com a reforma, a Sala de Recursos Multifuncionais, para atender alunos com necessidades educacionais especiais, recebeu o nome dela. 

“É um dia especial, pois tudo foi feito em homenagem a essa grande educadora. Temos uma escola nova em uma comunidade presente e exigente. Só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram”, comentou a Diretora Maria Cristina Granito da Fonseca. 

Com 195 alunos, do Pré I ao 5º ano, a escola ganhou um banheiro adaptado, para uso de cadeirantes; recebeu reforma e construção de muro de flexão e de contenção; serviços de impermeabilização e de drenagem externa, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa. 

A reforma melhorou também a circulação de pessoas e a ventilação, com a abertura de uma porta e a colocação de mais duas janelas. Também foram substituídas 60 lâmpadas fluorescentes por LED para economia e melhor aproveitamento energético. 

Apresentação cultural

Na Escola Professora Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, também no 3º Distrito, os participantes da solenidade acompanharam duas apresentações culturais afro-brasileiras, feitas pelos alunos. Uma sobre a dança maculelê e outra de capoeira, esta com a colaboração do Grupo Senzala, de Teresópolis. A unidade escolar tem cerca de 600 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

A diretora Maria Lúcia Fernandes Guimarães agradeceu as melhorias. “A escola estava com problemas no telhado há mais de dez anos e, graças a Deus, conseguimos vencer essa etapa. Foram feitos um muro de contenção, uma nova cozinha, uma nova sala de professores, um banheiro adaptado para cadeirantes e novo alambrado da quadra esportiva. Foi tudo feito com muito amor para que os alunos tenham mais conforto”. 

Um novo quadro de luz e lâmpadas de LED foram instalados, para melhorar a eficiência energética e evitar quedas de tensão. Novas janelas foram abertas para melhorar a ventilação e renovação do ar. 

Fotos: Lipe Nascimento