Você está visualizando atualmente Equipe de Teresópolis faz visita técnica à Ouvidoria de Juiz de Fora para conhecer estrutura e otimizar o atendimento à população
Troca de experiências entre as Ouvidorias de Teresópolis e Juiz de Fora

Na semana passada, o ouvidor geral de Teresópolis, Leonardo Manso, fez visita técnica à Ouvidoria Geral do município de Juiz de Fora. Acompanhado por Luciene Queiroz, coordenadora da Ouvidoria de Teresópolis, Leonardo Manso foi conhecer a estrutura do município e a plataforma digital que permite que o cidadão solicite serviços, documentos e ações de zeladoria por meio da internet, garantindo economia e rapidez no atendimento.

Recebidos pela controladora geral da Prefeitura de Juiz de Fora, Denise Perissé, e o ouvidor-geral, Diego Pessoa, os servidores de Teresópolis receberam informações sobre a migração dos antigos sistemas de acesso à informação e de ouvidoria para uma única plataforma.

“Essa troca de experiência é uma ação de governo orientada pelo Prefeito Vinicius Claussen. O objetivo é nos inspirar nos trabalhos de excelência realizados em outros municípios e adequar à realidade de Teresópolis, sempre visando o melhor atendimento aos cidadãos. Foi um prazer aprender com o Ouvidor Geral Diego Pessoa, perceber o comprometimento dele e de sua equipe com as pessoas e o empenho de entregar uma cidade melhor para todos. Somos entusiastas de um trabalho de excelência e queremos muito que momentos como esse aconteçam mais e mais vezes”, destacou o Ouvidor de Teresópolis, Leonardo Manso, agradecendo pela hospitalidade e os ensinamentos resultantes do encontro.

Além de conhecer a estrutura da Controladoria Geral (CGM) e da Ouvidoria Geral (OGM) da Prefeitura de Juiz de Fora, a equipe de Teresópolis conheceu a experiência da criação da cartilha ‘Ouvidoria Cidadã’, desenvolvida pela equipe da OGM, e a importância de ter uma equipe de respondentes em cada uma das unidades gestoras. Durante a reunião, foram abordadas ainda as principais etapas do tratamento das manifestações, desde o recebimento até a resposta final ao usuário, e as ferramentas usadas para a tramitação interna das demandas entre as secr etarias, com o auxílio dos respondentes setoriais presentes em cada setor municipal.

Para Diego Pessoa, “poder compartilhar nossos conhecimentos, experiências e boas práticas com outros órgãos e municípios reforça cada vez mais nossa missão em desenvolver um serviço de qualidade, transparente, com responsabilidade e foco no objetivo maior dessa atuação, que é otimizar os processos do executivo através da participação e controle da população e, assim, poder oferecer cada vez mais serviços de qualidade para os usuários”.