Você está visualizando atualmente Creche Professora Mara Luciana ganha sede própria com a meta de atender mais 40 alunos
Fotos: Bruno Nepomuceno

Implantada em 9 de setembro de 2011 em prédio alugado pela Prefeitura na Beira Linha, a Creche Municipal Professora Mara Luciana Brandão Bravo completa 10 anos em imóvel próprio, inaugurado pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta segunda-feira, 18/10. Localizadas na Rua Aporé, no bairro de Fátima, a poucos metros da antiga sede, as novas instalações contam com melhor estrutura interna e externa e capacidade para receber mais alunos.

“O investimento, na ordem de R$ 800 mil, foi feito no final do ano passado, quando entendemos que a creche, que há 10 anos vem performando e acolhendo as nossas crianças, precisava de sede própria. Entregamos mais um equipamento público para melhor atender as famílias em espaço adequado, ensolarado e com um jardim belíssimo. Na sede anterior nós atendíamos 61 crianças; nesse espaço vamos abrir mais duas turmas e expandir pra 100 crianças, no ano que vem”, anunciou o Prefeito Vinicius Claussen.

A inauguração da nova sede foi acompanhada pelos vereadores Gustavo Simas, Amós Laurindo, Diego Barbosa, Érika Marra, Fabinho Filé, João Miguel, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Tenente Jaime Medeiros. Também marcaram presença a vereadora Gilda Beatriz, de Petrópolis, o presidente do Conselho de Pastores de Teresópolis, pastor Marcos Basílio, e o ex-deputado estadual Nilton Salomão.

“É um grande avanço sair do aluguel para instalação própria. O espaço anterior atendeu muito bem a comunidade, mas a nova sede é de emocionar. Grande avanço da Gestão Municipal”, comentou o Vereador Gustavo Simas, membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

A família da professora Mara Luciana, que dá nome à creche, e que morreu em 2011, também prestigiou a inauguração: a matricarca Maria Lilian Xavier Brandão com a filha, Mara Alexandra Brandão, e a neta, Vivian Brandão.

Garantir instalações próprias para unidades escolares que funcionam em imóveis alugados pela Prefeitura, e integrá-las ao patrimônio do Município, é meta da Gestão Municipal. “Esse é o objetivo da gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Com imóveis próprios podemos aplicar os recursos municipais e federais com mais autonomia e segurança. Em breve, mais duas creches serão deslocadas de prédios alugados para sedes próprias. E o que é muito importante: ampliando sempre o número de vagas em espaços mais adequados para as nossas crianças”, destacou Satiele Santos, secretária municipal de Educação.

Ambiente acolhedor

Com 62 alunos em turmas de berçário, maternal e jardim, a nova sede da Creche Municipal Professora Mara Luciana Brandão Bravo tem 4 salas de aula, refeitório, cozinha, sanitário adaptado e jardim para atividades externas. As obras realizadas no local foram feitas com recursos destinados às unidades escolares por meio do programa municipal de Gestão Financeira Escolar Descentralizada – GFED. Entre elas, a adaptação de dois banheiros com instalação de banheiras para atender aos alunos do berçário; a ampliação da instalação elétrica; a reforma no anexo para abertura de mais duas salas de aula; a adaptação na instalação de gás para atender as necessidades da cozinha da creche; e a construção de um banheiro para atender as turmas.

“Foram utilizados em torno de R$ 18 mil para fazer as adequações. Esse é um dinheiro descentralizado, investido diretamente na unidade pela diretora e o corpo escolar, que conseguem usar com sabedoria exatamente onde é necessário. Essa iniciativa faz parte da nossa política pública na Educação”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

O novo espaço é considerado um presente de aniversário pela comunidade escolar. “A creche está completando dez anos de existência e não poderíamos deixar de comemorar em grande estilo, recebendo essa sede própria da Prefeitura Municipal. Um prédio novo, com as instalações todas adequadas para a faixa etária dos nossos bebês, de 6 meses até 3 anos e 11 meses. Certamente foi um presente para nossa comunidade da Beira Linha e toda a cidade”, opinou a diretora Roberta Basílio, que trabalha na unidade escolar desde a sua implantação.

Para o líder comunitário Sidney Nunes, é um grande ganho. “A gente precisava de uma creche dentro da nossa comunidade e conseguimos, naquela época, no único local que tínhamos. Graças a Deus nós conseguimos, através do Prefeito Vinicius, a sede própria para nossa comunidade”, agradeceu o presidente da Associação de Moradores da Beira Linha.

Fotos: Bruno Nepomuceno.