Você está visualizando atualmente Calor humano: Prefeitura intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua e apela adesão à campanha do agasalho

Desenvolvimento Social mantém equipes com telefones para atendimento 24 horas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social colocou em prática na noite desta terça-feira, 27/07, o planejamento estratégico, dentro da Operação Presença Social, para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua por conta da chegada de frente fria com acentuada queda de temperatura. Foram feitas abordagens nos bairros do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Meudon, Prata, São Pedro, Soberbo, Vale do Paraíso e Várzea.

“A Gestão Municipal está atenta e empenhada em atender a população, especialmente a parcela em vulnerabilidade socioeconômica. Por isso determinamos que sejam feitas ações periódicas para acolher aqueles que mais precisam da atenção do poder público”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Dez profissionais trabalham durante toda a madrugada visando atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Também são realizadas ações diurnas e mantidas equipes de plantão 24 horas para casos de emergência, que podem ser acionadas pelos telefones (21) 92005-2020, 92005-2021 e 96540-8362. De segunda a sexta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social pode ser acionada pelo telefone (21) 3641-5866, das 9h às 18h.

“Nossos telefones celulares estão à disposição 24 horas por dia. Temos equipe de plantão atendendo ligações de segunda-feira a domingo e feriados. Nosso atendimento não para! Estamos a serviço da parcela da população que mais precisa do nosso acolhimento, especialmente neste período de alerta climático com previsão de temperaturas muito baixas”, esclarece o secretário Valdeck Amaral.

Estão mobilizadas equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Consultório de Rua e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde, e agentes da Defesa Civil Municipal. Como a Constituição Federal não permite a remoção forçada da população de rua, quem se recusar a ir para abrigos receberá cobertor para se proteger do frio intenso.

Ação solidária

Além da ação do poder público, a população também pode ajudar a aquecer as pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua aderindo à campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos 2021.

“Apelamos à solidariedade da população, porque a demanda é bem maior do que a quantidade doada. A campanha foi lançada em abril, mas recebemos poucas doações. Pedimos que a sociedade abrace essa causa e nos ajude a combater o frio de quem não tem um casaco ou um cobertor para se proteger”, conclama Amaral.

O público-alvo da campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos são as famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e a população em situação de rua atendida no CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social) do município. As doações podem ser entregues nos CRAS e no CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem aderir à campanha toda instituição pública ou privada que deseja participar, assim como a população em geral. A Secretaria enviou cobertores e colchões para diversas entidades de acolhimento.

Confira os postos de entrega de donativos:

De segunda a sexta, das 8h às 17h

• CRAS Alto: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea.
    Telefone (21) 3641-3019
  • CRAS Barroso: Rua Par, 170, Barroso.
    Telefone (21) 3642-1055
  • CRAS Fischer: Rua Pedro Eleutério de Oliveira, 213, Fischer.
    Telefone (21) 3641-9490
  • CRAS Meudon: Rua Caramuru, 108, Meudon.
    Telefone (21) 3641-1437
  • CRAS São Pedro: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro.
    Telefone (21) 2742-3080
  • CRAS Volante Parque Ermitage: Estrada Rio-Bahia, km 80, Conj. Habitacional Parque Ermitage.
  • CRAS Volante Bonsucesso/E.M. Francisco Mª Dállia: Est. Teresópolis-Friburgo, km 28.
  • CREAS: Rua Carmela Dutra, 812, Agriões.
    Telefone (21) 2742-8722