Beneficiários dos projetos municipais inscritos no ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’ recebem visita técnica do Consultor de Políticas Públicas do Sebrae

Você está visualizando atualmente Beneficiários dos projetos municipais inscritos no ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’ recebem visita técnica do Consultor de Políticas Públicas do Sebrae
Entrevista do consultor do Sebrae, Orlando Thomé, com Dalton Carvalho da CoopVieira
Compartilhar:

Beneficiários dos projetos municipais inscritos no ‘XI Prêmio Prefeito Empreendedor’ do Sebrae  receberam a visita do consultor em Políticas Públicas da entidade, Orlando Thomé, na última terça-feira, 8. O encontro integra uma das etapas do prêmio, que terá premiação estadual no próximo dia 6 de abril, na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece e divulga, em âmbito nacional, as boas práticas municipais aptas a serem multiplicadas em outros municípios, dando visibilidade aos gestores que acreditam e investem em programas e ações que buscam o desenvolvimento das cidades que governam, valorizando os pequenos negócios locais.

Visita aos beneficiários dos projetos

O consultor de Políticas Públicas do Sebrae, Orlando Thomé, e a analista do Sebrae Teresópolis, Anna Carolina Plassing, foram acompanhados pelo secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães. “Orlando visitou diversos setores da Prefeitura no dia 25 de fevereiro. Conversou com secretários e servidores sobre as políticas públicas apresentadas nos dois projetos que concorrem ao prêmio e foi recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen. Nesta segunda visita, ele veio à cidade especialmente para conversar com beneficiários diretos dos projetos implementados pela gestão do Vinicius, como as chamadas públicas voltadas para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e de incentivo aos artistas da cidade, fornecedores da Prefeitura que utilizaram o tratamento diferenciado para os Pequenos Negócios e ouvir relatos de representantes de entidades parcerias nesses projetos, como Sincomércio, ACIAT e Sindicato Rural”, destacou Lucas Guimarães.

Orlando Thomé  visitou uma das áreas de produção rural que integram a Cooperativa de Agricultura Familiar CoopVieira, na localidade do Cruzeiro, no 2º Distrito, e conversou com o Agricultor Familiar Dalton Carvalho, sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e como é a participação dos grupos formais, informais e agricultores individuais durante os Encontros Rurais preparatórios, a Chamada Pública para Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar e o dia a dia do fornecimento dos gêneros nas escolas para complemento da merenda escolar.

Na empresa Nova Cadel, em Vargem Grande, no 3º Distrito, representantes da fornecedora da Prefeitura também enfatizaram como as ações de Compras Públicas para os Pequenos Negócios contribuíram para o crescimento da empresa. O Gerente, Caio Pfister, relatou que a empresa nunca havia fornecido para a Prefeitura, mas após participarem do Curso do Fornecedor, promovido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, perceberam a oportunidade do fornecimento, e já possuem resultados positivos nos pregões presenciais e eletrônicos.

Na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso, o consultor e o secretário de Trabalho foram recebidos pela diretora da unidade de ensino, Bianca Mattos, que explicou sobre os investimentos dos recursos do GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada) feitos na unidade escolar na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, que auxiliaram a preparação de um ambiente mais agradável para o retorno dos alunos. Foram realizados grafites nas áreas comuns, adequação da biblioteca, instalação de câmera de segurança, além da adequação para o InovaLab.

Além da vistoria ao fornecimento dos gêneros para a merenda escolar, também foram entrevistados o microempreendedor individual Rafael Castro Ferreira, fornecedor através do MEI, e Vanusa Lima Rezende, mãe de aluno matriculado na Rede Municipal, beneficiária do Cartão Alimentação Escolar, que também contaram sobre os benefícios recebidos.

Orlando Thomé ouviu ainda os relatos de Roberta Peixoto e Pedro do Best Burger, microempreendedores cadastrados, respectivamente, nos programas municipais ‘Ambulante Legal’ e ‘FoodTruck Legal’, que após os programas obtiveram o alvará de funcionamento, além da capacitação da Vigilância Sanitária. Em seguida, se reuniu com o integrante da diretoria do Sincomércio Teresópolis, Igor Edestein, e o presidente da ACIAT e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Filippe Coelho, que explicaram sobre a parceria das entidades com a Prefeitura nos projetos.

Com relação ao setor cultural, a entrevistada foi Pâmela Rezende, artista contemplada por um dos editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura. A Chamada Pública ‘Lei Aldir Blanc’ (Lei Federal 14.017/2020) contemplou instituições, coletivos e projetos culturais de Teresópolis com recursos federais no valor de R$ 1.231.139,87. A artista, que se legalizou como MEI, também foi contemplada no Edital Terê Cultura On-line e já participou de processos seletivos no Estado e outros municípios.

O presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, Rodrigo Rosa, também deu o seu depoimento sobre a parceria com a Prefeitura e os benefícios gerados para a categoria. Também foi destaque a participação das instituições no comitê gestor do Programa Pra Cima Terê em uma construção coletiva das decisões de fortalecimento da economia, em especial durante o período de enfrentamento da COVID.

Projetos de Teresópolis

Este ano a Prefeitura vai concorrer ao ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’ do Sebrae nas categorias ‘Cidades Empreendedoras’, com o programa municipal ‘Pra Cima Terê’, e ‘Compras Públicas, com o ‘Compre em Terê’. O ‘Pra Cima Terê’ é voltado para o fortalecimento da economia e geração de empregos, com a demonstração ações econômicas realizadas em continuidade ao Programa Cidades Empreendedoras, no qual Teresópolis foi a vencedora em 2019, com ações de desburocratização, empreendedorismo no ambiente escolar, fomento a Agricultura Familiar, Espaço do Empreendedor, fomento ao Microempreendedor Individual, ações de Compras Públicas para os Pequenos Negócios e fortalecimento do Ambiente de Negócios.

O segundo Eixo é o de ‘Compras Públicas’, com o ‘Compre em Terê’ – Estímulo às compras públicas, nas ações de fomento a participação dos Pequenos Negócios locais nas aquisições e contratações da Prefeitura, com bons resultados, como a injeção de dinheiro na economia pelo GFED, pelos Cartões Alimentação, a Chamada Pública da Merenda Escolar, os Editais com itens exclusivos para os Pequenos Negócios, o Pregão Eletrônico e a participação de 98,04% dos Pequenos Negócios nas Compras Homologadas para ME/EPP (2020/2021) no ComprasNet (Portal de Compras do Governo Federal).

Fotos: Divulgação