Você está visualizando atualmente ‘Asfalto Novo’: Prefeito Vinicius Claussen lança 2ª fase do programa de asfaltamento, em parceria com Governo do Estado

Com investimento em torno de R$ 7 milhões, iniciativa prevê recapeamento de 100 Km de ruas, na cidade e no interior

O Prefeito Vinicius Claussen assinou nesta terça-feira, 15/02, termo de cooperação técnica para a 2ª fase do programa municipal ‘Asfalto Novo’, desta vez em parceria com o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem), vinculado à Secretaria de Estado das Cidades. O documento foi entregue ao subsecretário de estado Paulo Cleffs, que esteve na cidade acompanhado por Guilherme Zanatta, da assessoria da presidência do Detran-RJ.

Com investimento em torno de R$ 7 milhões do Governo do Estado, o programa prevê o recapeamento de 65 ruas, na cidade e no interior, totalizando 100 quilômetros de vias públicas asfaltadas, a maioria com asfalto quente. A iniciativa faz parte do programa ‘Governo Presente nas Cidades’, responsável pela concessão, planejamento e execução de ações para a melhoria da infraestrutura nos municípios fluminenses e voltadas para a qualidade de vida e o bem-estar da população.

“Um dos grandes pedidos da população é o recapeamento de várias ruas, na cidade e do interior, e estamos construindo esse processo junto com o Governador Cláudio Castro. Acabei de assinar o plano de trabalho e o termo de cooperação técnica, a previsão é de que as intervenções comecem até o final de abril. Serão agraciadas 65 ruas, mais de 100 quilômetros de vias pavimentadas. Nos últimos 10 anos, o município não fez 10 quilômetros de asfalto quente. Quer dizer, é um investimento histórico na infraestrutura viária de Teresópolis&rdqu o;, comemora o Prefeito Vinicius Claussen.

De acordo com o subsecretário de estado das Cidades, o processo será encaminhado para licitação. “Com o secretário de estado Uruan Cintra assinando o termo de cooperação técnica, a parte burocrática do procedimento estará vencida. Então, terá início o processo licitatório, para que em breve possamos anunciar a empresa vencedora e iniciar as obras de recapeamento de todas as ruas apresentadas pelo Prefeito Vinicius Claussen no plano de trabalho”, explicou Paulo Cleffs, informando que não haverá repasse de recursos para o município.

O Prefeito também encaminhou ao Governo do Estado vários projetos de obras emergenciais, a serem realizadas nas áreas urbana e rural de Teresópolis. “Entreguei nove projetos de obras emergenciais, entre contenção de encostas e reconstrução de pontes, para corrigir situações que afetam a mobilidade urbana e colocam em risco a vida das pessoas. Estamos buscando recursos junto ao Governador Cláudio Castro para mais essas ações estruturantes”, concluiu Vinicius Claussen.

Foram solicitadas as seguintes obras: contenção de encostas em trecho da Avenida Presidente Roosevelt/Barra do Imbuí, no Rosário e no Corta Vento, na cidade, e em Vargem Grande, no interior; reconstrução de pontes em Providência/2º Distrito, Bonsucesso, Sebastiana e Vieira/3º Distrito; e recuperação de estradas entre os bairros Cruzeiro e Santa Rita/2º Distrito, e em Venda Nova/3º Distrito.

Fotos: Bruno Nepomuceno.