Alegria e disposição marcam aulão de alongamento e dança em alusão à Campanha Outubro Rosa

Você está visualizando atualmente Alegria e disposição marcam aulão de alongamento e dança em alusão à Campanha Outubro Rosa
Compartilhar:

A atividade tem como objetivo reforçar a conscientização e incentivo à prevenção do câncer de mama

Com o objetivo de reforçar a Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e incentivo à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu nesta quinta-feira, 27/10, um aulão de dança e alongamento para homens e mulheres da terceira idade.

Com o tema ‘SeAme’, o evento aconteceu no pátio do Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara (Pedrão), com os participantes usando alguma peça de roupa cor de rosa, em alusão à campanha.

A secretária de Esporte e Lazer, Geovânia Maia, explica que essa iniciativa é mais uma atividade desenvolvida pela Prefeitura com o intuito de reforçar a importância do exame regular e tratamento precoce do câncer, além de estimular a prática de atividades físicas.

“Nosso trabalho é incentivar as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida, visando a saúde. Durante todo o mês, estamos apoiando essa importante campanha nacional, para chamar a atenção das mulheres e incentivá-las a realizarem o exame e se cuidarem. Com prevenção, podemos salvar vidas!”

A aula foi conduzida pela professora Simone Bianchini, que ressaltou que a atividade física além de prevenir a doença também podem ser boas aliadas no tratamento do câncer de mama: “Nós temos casos de câncer na nossa turma, e graças ao apoio e incentivo de outras mulheres, junto com a prática de atividades físicas e por ter feito todos os exames de forma regular, hoje ela está curada. A nossa intenção com essas aulas é estimular as mulheres a fazerem os exames de rotina e manterem a saúde em dia. Eu fico muito feliz em ver alegria dos alunos em praticarem atividades físicas e por apoiarem uns aos outros”.

Maurícia da Silva Ferreira, 82 anos, aluna das modalidades de alongamento e hidroginástica, abordou a importância da prevenção ao câncer de mama, sendo o primeiro passo a conscientização. “Eu já tive câncer, e só quem passa por essa doença sabe como é triste e difícil superar. Mas graças ao apoio desses colegas e dessa equipe incrível do esporte, hoje eu estou bem. Não tenho palavras para descrever como essa aula me faz bem, como eu me sinto mais feliz. Um ato tão simples em que visamos alertar e mostrar que estamos aqui para orientar e cuidar da saúde de nós mulheres, principalmente”.

A aluna Maria Helena de Carvalho, 80 anos, disse que a atividade física é uma das melhores coisas que ela faz durante a semana. “Depois que eu comecei a praticar exercício físico de forma regular, minha saúde melhorou 100%, eu sou uma mulher mais ativa e mais feliz. Agradeço a professora Simone pelo carinho e cuidado com nós alunos, isso faz toda diferença. E ações como esta, além de nos estimular a praticar atividade física, incentiva as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama.”

Alvenir Cornélio Godinho, mas conhecido como Lico Torneiro, 79 anos, disse que essa programação tem um grande diferencial, que é “reforçar e manter um alerta sobre a campanha Outubro Rosa, com o intuito de fortalecer a prevenção do câncer de mama. Além disso, mostrar a importância da atividade física na manutenção da nossa saúde, sendo um importante aliado na prevenção de doenças. Hoje foi minha primeira aula, eu gostei tanto que pretendo vir sempre agora.”

Fotos: Divulgação.