Você está visualizando atualmente Abertura da III Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação debate sobre transformação digital em Teresópolis
Prefeito Vinicius Claussen participa da abertura da III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Programação, com transmissão virtual, segue nesta quarta, 1º, e quinta, 2

A abertura da III Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Teresópolis, nesta terça-feira (30/11), contou com a participação do Prefeito Vinicius Claussen, do secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e do presidente do Conselho M. Inovação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Oliveira. O primeiro dia do evento teve como convidados o deputado federal Paulo Ganime, e o Diretor da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), Leandro Moura.

Com o tema central ‘Transformação Digital em Teresópolis’, a programação segue nesta quarta (1º) e quinta (2), com transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube (www.YouTube.com/PrefeituradeTeresopolisOficial). A Secretaria de Ciência e Tecnologia também disponibilizou um grupo no Telegram onde serão divulgados conteúdos e demais informações da Semana, ele pode ser acessado através do link: https://t.me/joinchat/xyTnPalslEUzNzMx.

Durante a abertura, o Prefeito Vinicius Claussen pontuou sobre os avanços tecnológicos na Administração Pública Municipal. “Quando chegamos, a Prefeitura estava bastante atrasada na questão tecnológica. Montamos o ‘TereGov Digital’ e implantamos diversas políticas públicas para o desenvolvimento do setor nos vários segmentos da Administração. Importante conquista da nossa gestão é que 95% da nossa estrutura pública está conectada através de fibra óptica, como o Sistema Informatizado da Saúde”, ressaltou o Prefeito, frisando a criação do Conselho M. de Inovação, Ciência e Tecnologia, que contribui para o fomento das políticas públicas e pelo controle social de uma pasta tão importante, transversal a todas as áreas.

O Prefeito destacou ainda a distribuição de 19 mil tabletes, com chip garantindo conectividade, para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis. O projeto tem previsão de lançamento para fevereiro de 2022 e o objetivo é trabalhar a inteligência socioemocional dos alunos, pais e professores. A proposta pedagógica inclui robótica espacial, programação e gameficação.

Vinicius Claussen também comentou sobre o crescimento da área de TI no setor privado. “Teresópolis é o terceiro maior empregador de TI do estado. Recentemente, foi publicado o resultado de uma pesquisa na Revista Exame apontando que somos um dos 100 municípios mais conectados do país e também um dos 100 melhores para se investir no Brasil. Para estimular esse crescimento, implantamos um programa de incentivo municipal, com ISS de 2% para as empresas que se instalarem em Teresópolis”.

O primeiro dia da III Semana M. de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como tema central ‘Transformação Digital no Governo’ e contou com a participação do Deputado Paulo Ganime, que abordou sobre o ‘Impacto do Marco Legal das Startups no Setor Público’. ‘Transformação Digital do Estado do Paraná’ foi o tema do Diretor da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), Leandro Moura.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, tratou da ‘Transformação Digital no Município de Teresópolis’. “Falar de transformação digital num mundo pós-pandemia é complexo e desafiador. A pandemia provocou uma série de transformações no setor digital, acelerando diversos processos, em especial, as empresas tendo que se reinventar devido à necessidade do isolamento social”.

Vinicius Oberg traçou o panorama da Região Serrana com relação à tecnologia. “A nossa região é o 2º polo de inovação do estado, atrás somente da capital. E o trabalho que vem sendo consolidado com a realização de vários eventos e encontros voltados para a tecnologia. A Semana propõe uma troca de experiência e dar visibilidade ao tema e às ações de política pública para o desenvolvimento do setor”, enfatizou o secretário.

Programação:

1º/12 – ‘Transformação Digital no Mercado de Trabalho’
Mediação: Lucas Guimarães Secretário Municipal de Trabalho

19h – Apresentação de Convidados

19h10 – ‘Case: Residência em Software – Profissão’
Programador Guilherme Alves – Presidente do Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec)

19h30 – ‘Futuro do Trabalho’
Yuri Lima – Pesquisador na COPPE/UFRJ e Sócio-Fundador da LABORe

19h50 – ‘Cultura das Startups’
Leonardo Santos – Head of Growth Physical Stores na VTEX

20h10 – Mesa de debate com os convidados

02/12 – ‘Transformação Digital na Educação’