​​IPTU 2016: carnês começam a ser entregues segunda-feira, dia 11, na Prefeitura

Atendimento ao público será realizado das 10h às 18h.
Cota única paga até 31 de janeiro garante desconto de até 20%

A Secretaria Municipal de Fazenda dá início nesta segunda-feira, dia 11, à entrega dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016, que poderão ser retirados no balcão montado no 1º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea), das 10h às 18h. Já a distribuição em condomínios e edifícios residenciais da área urbana da cidade começou nesta sexta, dia 8. Cerca de 40 funcionários estão nas ruas realizando este trabalho, que oferece mais comodidade aos contribuintes. Dos mais de 50 mil boletos impressos, parte é distribuída pelos correios, via mala direta, outra é entregue em domicílio e o restante fica à disposição, na Prefeitura.

Não houve aumento real no IPTU, apenas atualização de valores. O percentual de 9,49% corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de setembro de 2014 a setembro de 2015.

E para facilitar a vida do contribuinte, desde o dia 1º de janeiro a Prefeitura disponibiliza em seu site, no endereço www.teresopolis.rj.gov.br, o boleto para quitação da cota única do IPTU. Para acessar, basta entrar no endereço mencionado, localizar o banner ‘IPTU 2016’ e clicar na opção clique aqui.

Para a emissão da guia, o contribuinte deve preencher preferencialmente o campo com o número do CPF do titular do imposto. Outra opção é inserir o código do imóvel, número que pode ser obtido no carnê do IPTU do ano passado, no lado direito da página do espelho do boleto de cadastro imobiliário.

Descontos para cota única

Existem três faixas de desconto para quem quitar o imposto em cota única: de 20%, 15% e 10%. O proprietário que está em dia com os exercícios anteriores, e que decidir pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro, garantirá desconto especial de 20%. Para quem possui débito, o desconto cai para 15% no caso de cota única quitada até o dia 31. Já quem preferir pagar o imposto à vista até o dia 29 de fevereiro terá redução de 10%.

O IPTU 2016 poderá ser pago nas agências bancárias e nas casas lotéricas da cidade ou nos caixas da Secretaria de Fazenda – no prédio da Prefeitura.

Informações podem ser obtidas no setor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Fazenda pelo telefone (21) 2742-3352, ramal 219, de segunda a sexta, das 10h às 18h, ou pelo e-mail da Dívida Ativa: [email protected].